sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Natal, feliz natal!! Natal, natal!!

"Então é Nataaaaalll, a festa cristããããããããã!!!"

Estava hoje aguardando minha vez de atender e, enquanto isso, lendo um artigo cômico numa revista de moda, lar e festas. O artigo me chamou a atenção justamente porque tratava de forma irônica e muito irreverente sobre o Natal e as "mudanças" repentinas que provoca esta data no comportamento das pessoas.
Suportar os parentes chatos e inconvenientes, as tiazinhas falando mal dos maridos e da fulana de tal que parece uma vadia, dos pentelhos filhos dos parentes que bagunçam toda a casa e quebram objetos decorativos e puxam o rabo do gato, das festas do trabalho, onde se dá um presente caro e recebe um de R$ 1,99 (já passei por issov - rs), ter que abraçar, sorrir e desejar felicidades e boas festas àquela pessoa, justo àquela pessoa que você realmente queria mesmo era dar um pisão no dedinho do pé com um salto agulha "Luiz XV" e mandá-la para a puta que pariu. Mas, fazer o que? é Natal!!! dia de paz, sorrisos, fingimentos sem conta e menos dinheiro no bolso por causa dos presentes! Ah! os benditos presentes!!
Aposto que muitos tiveram que andar o dia inteiro, enfrentear um verdadeiro tsunami de gente na contra-mão para conseguir chegar na porta da loja e, depois de muito empurra-empurra, entrar e ter a atenção de um dos vendedores que, a esta altura já estão até de mal humor por conta do cansaço, dor nos pés e clientes mal educados e arrogantes. Mas mesmo assim você suporta porque tem que dar aquela lembrancinha para cada membro da familia, o seu amigo secreto entre parentes, colegas da faculdade, do trabalho, da igreja (ufa!! acabou?)... e haja paciência!!! pior, haja bolso, cheques e cartões de crédito para passar todo o ano seguinte pagando as infinitas parcelas!!!
Mas por que, afinal de contas, este esforço todo no Natal?? aliás, alguém sabe realmente o que significa esta data comemorativa???
Jesus??? o Nazareno?? aquele que nasceu da virgem Maria? Isso!! aquela mesmo que engravidou sem ter transado com o noivo José??? Jesus o filho de Deus, salvador do mundo??? rsrsrsr quanta inocência!!!
Não inocência por crer na existência do Deus-homem, mas inocência pela ignorância. Como diz o Rafa, a multidão, a massa, o grupo é burro. Porque se faz isso há centenas de anos e quase ninguém sabe explicar o que realmente significa, todo o resto segue atrás, no mesmo caminho, como as filas indianas das formiguinhas (que dó! mataram a formiguinha!!)
E o tal do Papai Noel? é, e o tal do Bom Velhinho? o Santa Claus?? Alguém sabe de onde ele vem? ou por que inventaram essa figura da cor da Coca-cola?? Árvore de Natal... o que mesmo??
Poucas pessoas leem a Bíblia e, mesmo entre os confessos cristãos, é decepcionante ver quantos são ignorantes com relação a assuntos de cunho histórico-religioso. Mesmo assim defendem sua ceita com unhas e dentes como se Deus fosse Deus de religião.
A verdade é que, o Natal nada tem que ver com o nascimento de Jesus, que todas as igrejas comemoram, enfeitam seus templos, fazem peças, corais e jograis; as pessoas enchem suas casas de luzes, presentes, presépios, ceiam à meia noite e vão dormir empanturrados de peru, farofas, salpicão, doces, e por aí vai.
Alguém lembra o que conta a Bíblia, de Daniel aos livros do Evangelho sobre o nascimento de Jesus? alguém lembra da história? Bom, para quem não lembra, vou resumir:
Jesus nasceu na época do recenseamento em Belém da Judéia, por isso foram de jumentinho até Belém, que estava abarrotada de pessoas que foram para a tal da contagem do IBGE da época. Chegaram, instalaram-se na estrebaria e Jesus nasceu. A Bíblia não deixa registrada a data do nacimento, mas deixa registrado o período do ano. Nessa noite, os pastores estavam no pasto com seus rebanhos de ovelhas quando viram a estrela e ouviram os anjos cantando e dando-lhes a notícia do nascimento do Messias. Ponto. Chegamos onde eu queria.
Quem tem algum conhecimento de história e geografia, sabe que naquelas bandas, no mês de dezembro faz muito frio e as ovelhas nem os pastores ficam no pasto, muito menos à noite. Então, que periodo seria esse?
Segundo historiadores, geógrafos e paleontólogos conhecedores da região da palestina, os melhores e mais indicados  meses para os pastores acamparem no deserto com seus rebanhos são os de abril e maio, meses próximos ao outono, pois de novembro a janeiro os ventos são fortes e frios, inviabilizando a permanência destes ao relento com seus frágeis rebanhos de ovelhas.
Então, com base nestas informações, chega-se à conclusão de que Jesus NÃO nasceu em Dezembro, muito menos no dia 25. Nasceu entre os meses de março e maio.
O que acontecia então, no dia 25 de dezembro que foi dado como o nascimento do Cristo?
Por volta do 4º século APÓS o nascimento de Jesus, Roma começou a comemorar a saturlina, festejo em adoração ao deus sol pelo solstício de inverno, quando o sol se aproxima mais da terra e os dias ficam mais longos.
Para cristianizar as festas pagãs, escolheu-se a data de 25 de dezembro como a melhor data para unir todos os festejos pagãos ao nascimento do Deus sol e introduzi-la na igreja cristã romana como festa de comemoração ao nascimento de Cristo. Assim, se conseguiria a união das nações e cristãos e pagãos conviveriam pacificamente.
Então, hoje, as familias e as igrejas comemoram o natal como nascimento de Cristo quando, na verdade, Cristo não nasceu em Dezembro e a data é de culto pagão.

No fundo, a única boa do Natal é que as pessoas ficam mais tolerantes aos erros alheios e ficam mais próximos aos familiares. Bom seria se o sentimento natalino se expandisse por todo o ano e deixasse de ser uma exclusividade desta data somente.


Mas e a árvore de Natal? e o Papai Noel??

Na próxima publicação escrevo. Agora vou dormir.

Boa noite a todos. =)

Jana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário