sexta-feira, 25 de novembro de 2011

FESTA DO PÊNIS

Prezados leitores, boa tarde!!


Sou fascinada desde a infância por história e cultura da Grécia e Egito antigos, por isso sempre que tenho oportunidade leio ou vejo documentários sobre o assunto. Há cerca de 8 anos, quando ainda na faculdade, eu estava na Biblioteca lendo sobre a cultura grega dos idos de antes de Cristo, não lembro exatamente qual o período certo, mas era por esse tempo, e uma coisa me chamou bastante a atenção: o culto em forma de festejo aos deuses da fertilidade, Artemis e Príapos, onde homens desfilavam nus pela principal cidade carregando enormes falos esculpidos, tal o faziam pedindo proteção, fertilidade e longevidade, levando oferendas aos deuses no templo, no final do desfile.

Até um dia desses, eu cria que esse costume havia morrido há centenas de anos e ficado lá mesmo, pela Grécia antiga. Mas qual não é minha surpresa quando, estudando sobre culturas atuais, vi algo semelhante, que ocorre no Japão e na China. É o festejo à deusa da fertilidade, conhecido como Kanamara Matsuri ou Festival do Falo de Aço.

No Japão acontece na cidade de Kawasaki e, anualmente, o festival atrai cerca de 10.000 turistas à cidade japonesa e vem sendo realizado há aproximadamente 40 anos, e adivinha o que é exibido nos desfiles!! genitálias feminina e masculina, este último em maior destaque, tendo três enormes modelos (o maior com 2,5m e 280kg) em cores diferentes (rosa, negro e amarelo) carregados por homens de 42 anos (considerada a idade critica pelos devotos)em desfile pelas ruas da cidade.

Na China, o festejo é muito mais antigo e acontece na cidade de Shanghai. Lugares diferentes, mas o mesmo festejo e mesmas intenções religiosas com devotos igualmente rigorosos.

Conhecido como símbolo de fertilidade, o festejo é levado muito a sério pelos nativos e jovens casais estão presente em massa para oferecer preces em busca de fartura, cura para a impotência e a esterilidade, além de sorte no casamento. Enquanto os nativos tratam com seriedade religiosa o evento, os turistas se divertem e até aprendem a esculpir pênis em nabos e cenouras.

O templo foi construido há mais de 150 anos, e seus monges ajudam o folclore da região, ensinando que, segundo a lenda, "um demônio com dentes afiados teria se escondido na vagina de uma jovem e castrado dois homens durante a noite de núpcias. Então, um ferreiro teria construído um falo de aço para quebrar os dentes do demônio. "

Há pratos curiosos servidos no festejo, como salsichas em forma de pênis, enroladas por uma massa que representa a vagina, pênis de chocolate de diversos tamanhos, pirulitos e outras guloseimas formatados no mesmo tema. Quem tiver vontade, é só escolher e aproveitar (Será que vieram daí os biscoitos, bolos e chocolates eróticos vendidos nos sexshop's?? rs).
No final da via do desfile, os falos enormes são depositados no sepulcro Tagata Shinto, um templo de 1,5 mil anos, local onde Takeinadane-no-mikoto (a deusa japonesa da fertilidade) é homenajeada.

Depois dessa, fica a boa pedida pra quem adora um pinto na boca. É só passar nessas duas cidades do período da primavera e, sem qualquer vergonha ou pudor, cometer até extravagâncias com um ou vários desses. rsrs

Cultura é cultura né?

 
Logo abaixo seguem algumas fotos do festival:


No Japão e na China:
















































Links que podem interessar:


http://noticias.terra.com.br/popular/galerias/0,,OI62540-EI1140,00.html
Vídeo da Festa do Pênis: http://www.youtube.com/watch?v=eXh3UUwn1_I&feature=player_embedded#!
http://www.youtube.com/watch?v=ST-4rEcg-EE&feature=related
Peixe Penis: http://www.youtube.com/watch?NR=1&v=hk5NA9E9QeE
Até breve!!
Janaina.