segunda-feira, 14 de novembro de 2011

FACEBOOK - mocinho ou vilão?



Hoje estava eu pensando sobre algumas conversas que tive há pouco tempo sobre o Facebook e o uso que costumamos fazer dele.
Quantas pessoas já pararam para se questionar sobre o motivo de terem uma conta no Facebook?? Tipo: Para que me serve? Que proveito tiro disso? Porque continuo acessando? O que me motiva a acessar e ficar horas atualizando para ver novos posts?
Tenho ouvido reclamações e comentários sobre a falta de privacidade que se tem no Face. Também tenho ouvido muito que quem publica coisas pessoais o faz consciente de que todo o mundo saberá, dado o fato de que internet é um meio de conexão de nível mundial.

Quem nunca usou a rede para espionar a vida do(a) ex?  para saber como é e o que faz (a)a novo (a) namorado(a) do(a) outro(a) ou matar outro tipo de curiosidade qualquer sobre a vida alheia???

Há ainda quem utilize a rede para promover seus negócios, eventos, projetos e ganhar nome, creditos ou algum trocado. Ganhar mercado.

Todos que entram para uma rede mundial de comunicação, com acesso ilimitado aos seus dados e informações publicados, devem entrar sabendo que "quem cai na chuva é para se molhar" ou, como diz um dito popular: "ajoelhou, tem que rezar". Ou seja, se o usuário não edita seus critérios de acesso, restringindo os "olhos" a um número "X" de pessoas selecionadas, deve estar ciente de que tudo o que publica em seu mural ou álbum de fotografias, deve fazê-lo consciente de que TODOS verão, inclusive pessoas lá da Nova Guiné, se quiserem.

Se publicamos, publicamos porque queremos que outros vejam, caso contrário, não publicaríamos. Se não quero que fulano ou cicrano tenham conhecimento da minha vida, bloqueio o acesso destes às minhas informações. É fato, é simples, indolor e inodoro. Então, por que cargas d'água tantas pessoas ainda se permitem exposições exarcebadas e depois ficam se queixando de que o Facebook é ruim, que todo mundo fica fuçando sua vida, de que aquela pessoa indesejada fica postando coisas indesejadas no seu mural, que o namorado ou a namorada ficou fuçando e encontrou coisas comprometedoras no mural ou no album de fotografias???? Se o individuo não quer que vejam, não publique ou bloqueie.

Admiro as pessoas que usam a rede para disseminar seus pontos de vista sobre a vida, os fatos, a filosofia de vida que seguem, desde que - claro - não insultem os que não têm a mesma linha de raciocínio. Admiro também as pessoas que usam seu perfil para publicar mensagens de luta por uma causa social e os que usam para expor seus negócios e até tirar seu sustento de forma prática e inteligente.

Numa rede social existem os dois grupos distintos de usuários, sendo assim, chega-se à conclusão de que o FACEBOOK ou qualquer outra rede social pode ser MOCINHO ou VILÃO dependendo de seu usuário.

Tenho dito. rsrs

Boa noite a todos os leitores!!

Jana.

5 comentários:

  1. O facebook é como a minha geladeira, eu sei que nao tem nada mais continuo abrindo pra ver.

    ResponderExcluir
  2. Meus "amigos" estão no Facebook, aqueles que eu permiti que fizessem parte de minha vida e vice versa. Amo todos e quero ter contato diário, e o Face me permite isso. Valeu Jana!

    ResponderExcluir
  3. Imagino ter sido uma das motivadoras desse post, e de fato tenho que assumir que me questiono sim da sua real utilidade em meu cotidiano, e ate onde essa tele realidade disponível por essa mídia me acrescenta ou diminui...

    ResponderExcluir